Controle do Peso Fibras Frutas Minerais NUTRIÇÃO Vitaminas

QUEM TEM DIABETES PODE COMER ABACAXI?

abacaxis e diabetes
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

O abacaxi é uma fruta deliciosa que oferece vários benefícios à saúde, alguns dos quais podem ajudar as pessoas que têm diabetes. Ele é uma excelente fonte de vitamina C, um nutriente especialmente importante na proteção do organismo contra os radicais livres que fazem as placas se acumularem nas artérias, aumentando as doenças do coração diabético. Além disso, o abacaxi contém uma enzima conhecida como bromelina que contribui com uma variedade de funções benéficas para o corpo humano. Em particular, é conhecida por ser um anticoagulante natural que rompe uma proteína de coagulação do sangue conhecido como fibrina. Além disso, a bromelina dilui o muco, melhora a função imunológica, ajuda na digestão, atua como um anti-inflamatório e pode aumentar a eficácia de certos antibióticos (especificamente: amoxicilina, eritromicina, penicilamina, e penicilina).

Abacaxis, dizem ser originários do Brasil ou Paraguai, e muito antes dos Europeus chegarem à América Central, a fruta já tinha se espalhado por toda a região. Foi introduzido pela primeira vez na Europa por Cristóvão Colombo, que trouxe de volta alguns frutos de sua viagem para o novo mundo. Durante séculos após a sua primeira descoberta, o abacaxi foi amplamente cobiçado por seu sabor delicioso e raridade, tanto nos Estados Unidos como em todo o Atlântico. Como a fruta tendia a perecer rapidamente, conseguir um abacaxi fresco era difícil e, então, passou a representar um símbolo de status social. Simplesmente tê-lo em uma reunião social, dava ao anfitrião uma impressão favorável entre os seus convidados.

O abacaxi é extremamente versátil e pode ser utilizado de várias maneiras. Com o aumento da facilidade de se obter esta fruta durante o século 20, as pessoas passaram a ser criativas no modo como preparar esta iguaria considerada rara até então. Além de comer a fruta simplesmente crua, podemos misturá-lo em um smoothie, ou agregá-lo em qualquer tipo de salada para realçar o sabor dos pratos. Iogurte geralmente fica bem com qualquer combinação de frutas, e abacaxi não é uma exceção. Coloque-o para assar em seu próximo churrasco, e depois sirva com carnes, aves, ou peixe para criar uma refeição com uma fantástica mistura de sabores, além de ajudar na digestão. Pode-se também colocá-lo em uma mistura de vinagrete, e desta forma usá-lo em conjunto com outros alimentos.

Finalmente, damos-lhe as informações nutricionais de uma porção: 1 xícara de abacaxi picado é livre de gorduras e fornece 60 calorias, 1 g de fibras, 13 g de açúcares, 0 g de proteínas, e mais de 130 % de suas necessidades diárias de vitamina C. Aproveite!

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

3 Comentários

Adiciona um comentário