Carboidratos Controle do Peso Fibras NUTRIÇÃO Proteínas Vegetais Vitaminas

QUINOA: UMA ÓTIMA OPÇÃO CONTRA O DIABETES

beneficios da quinoa
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Quinoa é um dos melhores grãos integrais que se pode consumir para beneficiar a saúde pessoal. Ela cresce na Cordilheira dos Andes, e tem sido usada há séculos em muitos pratos sul-americanos. Originalmente saudada pelos incas nativos como “o grão de ouro”, porém, colonizadores espanhóis durante anos após a sua chegada ao novo mundo, tentaram suprimir esta semente deliciosa trazendo o trigo e cevada, pois a viam como antigo alimento indiano. Felizmente eles não conseguiram, e em tempos mais recentes o grão integral teve um imenso aumento na popularidade em todo o mundo, sendo estudada e replantada. A Quinoa é uma boa escolha para quem tem diabetes por causa de seu baixo índice glicêmico e rico conteúdo nutricional. Este grão também é simples de preparar, acessível, sem glúten e muito saboroso, o que o torna fácil de incorporar em diversas receitas.

A Quinoa é extremamente rica em proteínas, ficando entre os mais elevados em comparação com outros alimentos. Contém grandes quantidades de dois importantes minerais: ferro e magnésio, os quais são essenciais para manter nosso corpo saudável. Esta semente nutritiva contém altos traços de vitamina B2, que melhora a função muscular e das células cerebrais. O seu teor de fibras é o dobro de outros cereais integrais, tornando-se extremamente eficaz no combate à pressão arterial elevada e ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, os quais são conhecidos por provocar doenças cardíacas . Em comparação com o arroz e o trigo, descobriu-se que a quinoa é mais eficaz em controlar o apetite, deixando o indivíduo com uma sensação de saciedade após consumi-la.

Como mencionamos anteriormente, este grão é extremamente fácil de preparar. Semelhante ao arroz, ele pode cozido em água e, em seguida, servido ao lado de carnes, peixes ou aves. Esta semente altamente versátil também pode ser adicionada a qualquer tipo de salada ou sopa. Uma xícara de quinoa cozida contém 229 calorias, 4 g de fibras e 8 g de proteínas. Considere substituir o arroz, o purê batatas ou qualquer acompanhamento rico em amido de sua próxima refeição por Quinoa, que serve como uma alternativa mais saudável para esses alimentos.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário