Cuidados dos Pés Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 DICAS SAÚDE

8 DICAS PARA O CUIDADO DOS PÉS NO DIABETES

diabetes e o cuidado com os pes
Dr. César Giral
Escrito por Dr. César Giral

O diabetes pode causar danos importantes nos pés:

– Danos Neurológicos: Podem danificar os nervos que dão sensibilidade aos pés (Neuropatia Diabética). A diminuição da sensibilidade pode afetar a capacidade de sentir dor, o que pode resultar em ferimentos, cortes, bolhas e inflamação, sem que você sequer perceba.

– Danos Vasculares: Isto significa danos aos vasos sanguíneos que nutrem os tecidos dos pés (Vasculopatia Diabética). Quando há diminuição do fluxo sanguíneo, o fornecimento de nutrientes e oxigênio é reduzido, e isso acaba retardando a cicatrização de feridas ou outras lesões.

A combinação dessas lesões podem se tornar um grande problema que ameaça os dedos e os pés. Aqui estão algumas dicas básicas que podem ajudar a evitar qualquer tipo de complicações:

1. Supervisão médica excelente. Monitorar seus níveis de glicemia, usar os medicamentos indicados e não deixar de fazer seus exames. 95% dos cuidados com o diabetes dependem de você.

2. Observe seus pés todos os dias. Use um espelho para as áreas que você não pode ver ou peça a alguém para ajudá-lo. Procure cortes, inflamação, vermelhidão ou qualquer mudança nas unhas ou na pele.

3. Mantenha seus pés limpos e secos. Lave-os todos os dias com água fria ou morna e NUNCA use água quente. Para confirmar a temperatura, toque a água com as mãos ou cotovelos. Seque muito bem seus pés, especialmente entre os dedos.

4. Use um hidratante de fácil absorção, evitando usar entre os dedos. Quando aplicado em cima, na planta de seus pés e calcanhares, você estará reduzindo o ressecamento, que pode levar a feridas causadas pela fricção de meias ou sapatos.

5. Para ajuda na circulação sanguínea, gaste de 5 a 10 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia fazendo exercícios muito simples. Por exemplo: Sente-se e coloque seus pés para cima, mova os faça movimentos circulares e mexa seus dedos para cima e para baixo. Evite sentar-se com as pernas cruzadas por longos períodos de tempo e não use meias apertadas.

6. Use meias limpas todos os dias. Escolha aquelas acolchoadas, mais macias e fofas, que são confortáveis, sem costuras ou elásticos.

7. Tenha muito cuidado ao cortar as unhas. Siga o conselho do seu médico ou podólogo (especialista em pés) sobre as ferramentas que você pode usar para cortar as unhas corretamente, bem como a manutenção dos calos na sola dos seus pés. As unhas devem ser cortadas em forma reta. Se houver qualquer alteração na cor ou aparência das unhas, você deve consultar o seu médico imediatamente.

8. Use sapatos confortáveis que não causem atrito nem apertem. Evite sapatos plásticos ou de salto alto, porque eles tendem a gerar pressão sobre os dedos dos pés e calcanhares. Não ande descalço, nem mesmo em casa.

Seguindo essas dicas simples, você pode reduzir consideravelmente os riscos que o diabetes pode trazer para os seus pés. Como sempre dizemos: a prevenção é a chave!

comments

Sobre o autor

Dr. César Giral

Dr. César Giral

Cirurgião Oftalmologista, Defensor do Diabetes, Executivo de New Mídia e Entusiasta em Mídia Social. Como cirurgião profissional por mais de 20 anos, Cesar escreve seus artigos com um olho clínico e nos fornece informação profissional e atualizada sobre o diabetes.

2 Comentários

  • Gostaria de acrescentar mais um cuidado que deve ser tomado por pessoas com Neuropatia,que é a verificação do calçado antes de usar,pois aconteceu comigo de calçar o Sapato e nele ter uma anel protetor de hidratantes e só quando cheguei em casa de volta que tirei os sapatos e a meia verifiquei que meu dedo estava sangrando com ferimento,ai minha esposa foi verificar o inteirior do sapato e lá estava o dito anel protetor que causou o ferimento,precisei inclusive recorrer ao uma cirurgiã vascular para uma avliação da lesão que graças a Deus com curativos 2 vezes ao Dia com soro fisiológico e derzani(Oléo de Girasol) a ferida esta praticamente cicatrizada e limpinha

Adiciona um comentário