Conceito Básicos Controle do Peso Diabetes tipo 2 Estilo de Vida SAÚDE

6 INACREDITÁVEIS CAUSAS DE INFLAMAÇÃO NO ORGANISMO

causas-de-inflamação
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A inflamação é definida geralmente como uma tentativa do corpo de proteger a si mesmo e remover os estímulos nocivos, de modo a iniciar seu processo de cicatrização. Uma resposta inflamatória exagerada, no entanto, pode causar problemas ao organismo e estar associada à obesidade ou até mesmo a distúrbios metabólicos, como o diabetes. Existe uma série de fatores que podem ser causas de inflamação no organismo, sem você saber. Vamos dar uma olhada em algumas delas e saber como podem aumentar os níveis de inflamação no corpo.

  • Açúcar/ Adoçantes Sintéticos: Isto não deve ser surpresa para muitos, uma vez que existem conotações negativas associadas ao açúcar e o diabetes. O açúcar é conhecido por aumentar os níveis de inflamação no corpo, porém, adoçantes artificiais contêm aspartame e outros produtos químicos que também são conhecidos por aumentar a inflamação.
  • Alimentos processados: Qualquer alimento que tem sua vida útil aumentada, apresenta produtos químicos e substâncias nocivas adicionadas, como alguns óleos que podem elevar a sua resposta inflamatória.
  • Estresse: Stress em demasiado “bagunça” a capacidade do corpo para regular uma resposta inflamatória, o que pode elevar as chances de uma resposta inflamatória negativa.
  • Infecções crônicas não diagnosticadas: também podem causar inflamação, caso não sejam tratadas ou permaneçam não diagnosticadas por muito tempo.
  • Vida sedentária: Placas que se alojam nos vasos sanguíneos muitas vezes são a causa de inflamações indesejadas no organismo. A prática de exercícios pode aumentar o fluxo sanguíneo, baixar o acúmulo dessas placas e diminuir a inflamação.
  • O consumo de carnes vermelhas: Cortar, ou pelo menos reduzir o consumo de todos os tipos de carnes, exceto peixes capturados em alto mar. O consumo de produtos animais mostrou aumentar a inflamação no corpo, por isso priorize outros alimentos em sua alimentação.

A inflamação pode deixar o organismo fora de controle com muita facilidade, especialmente com a dieta e estilo de vida dos dias de hoje. Por isso a importância em observar quais fatores podem estar sendo causas de inflamação no organismo e prevenir-se. Se você diminuir a inflamação, irá notar mudanças positivas em seu peso e no controle do seu diabetes. Você já fez alguma coisa para reduzir a inflamação em seu corpo? Deixe o seu comentário abaixo!

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil