Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 DICAS Outras Enfermidades SAÚDE

5 SINAIS PARA PREVENIR A CETOACIDOSE DIABÉTICA

PREVENIR A CETOACIDOSE DIABÉTICA
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Uma das formas mais rápidas para uma pessoa com diabetes colocar-se em uma emergência é através de um incidente de Cetoacidose diabética. A Cetoacidose diabética é uma condição grave onde o corpo apresenta uma alta produção de cetonas, as quais podem modificar o ph do sangue, levando à toxidade do mesmo ou até mesmo à morte. Algumas vezes, a Cetoacidose Diabética pode chegar de surpresa, mas na maioria das vezes há sintomas subjacentes que podem ser observados antes que o seu corpo avance para uma cetoacidose. Vamos dar uma olhada em alguns desses sinais para ajudá-lo a identificar e prevenir esta emergência.

  1. Se o seu açúcar no sangue vai acima de 300 – Isto pode acontecer aos usuários de bombas de insulina, se a tubulação estiver dobrada de alguma forma, sem que eles percebam. Por isso, certifique-se em manter o controle adequado dos seus níveis de açúcar e da coecção de sua bomba.
  2. Combinação de uma doença com o açúcar elevado no sangue – Às vezes, quando você está doente, o seu corpo necessita de mais insulina, devido a sua condição física. Isto pode levar a uma cetoacidose diabética, por isso verifique suas cetonas quando estiver doente.
  3. Dificuldades para respirar – quando o seu sangue torna-se ácido,  o seu corpo tenta trazer o ph de volta ao normal utilizando o dióxido de carbono produzido através do sistema respiratório. Quando você hiperventila, aumenta a concentração de C02 expelido através da respiração e após algum tempo, pode fazer com que o sangue torne-se mais básico.
  4. Boca seca ou com mais sede que o comum – O corpo entra em cetoacidose devido à falta de insulina no sistema. Isto significa que existe uma elevada quantidade de açúcar no sangue, a qual o organismo tenta eliminar através da urina. Desta maneira, o corpo retorna ao equilíbrio das moléculas. O problema com isso é que você perde uma grande quantidade de fluido no processo, boca seca e sede.
  5. Cheiro frutado na respiração – Este é sempre um sinal de cetoacidose, se alguém lhe disser que a sua respiração esta com cheiro frutado e você está presenciando outro sintoma, certifique-se em agir rapidamente!

Uma maneira fácil de testar a cetoacidose diabética é com o uso de Ketostix, portanto, certifique-se em manter um desses com você em caso de uma emergência. Você já presenciou sinais de cetoacidose e agiu com rapidez prevenindo complicações? Conte-nos sua experiência, deixe seu comentário abaixo!

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil